IESP-UERJ e Freie Universität promovem a conferência internacional “Climate Change & Social Sciences”, coorganizada por José Maurício Domingues

Entre os dias 2 e 4 de fevereiro de 2023 o Instituto de Estudos Latino-Americanos da Freie Universität em Berlim (FU Berlin) sediará o congresso internacional Mudanças Climáticas & Ciências Sociais (Climate Change & Social Sciences). Fruto do convênio entre o IESP-UERJ e a FU, a organização do evento é uma parceria entre o Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC), representado pelo Prof. José Maurício Domingues, o grupo de pesquisa Food for Justice e a Universidade de Heldelberg (Alemanha).

Confira a programação (em inglês) abaixo:

As mudanças climáticas se tornaram um tema chave do nosso tempo. Embora haja conhecimento científico suficiente e ampla consciência pública, os governos e os cidadãos não conseguem enfrentar a crise. Entretanto, sabemos que a crise climática requer não só uma transformação ecológica mas também um projeto profundo de mudança social, conhecido como transformação sócio-ecológica. Nesta conferência, a nossa preocupação se relaciona diretamente com a dimensão social e política das mudanças climáticas. O que está fazendo e o que deve fazer o Estado e, particularmente, o sistema político? O que esperar dos atores econômicos, organizações sociais, movimentos sociais e organizações não-governamentais, bem como dos cidadãos, a este respeito? Qual tem sido e qual pode ser a contribuição das ciências sociais para a devida consideração e para enfrentar esta ameaça iminente? Reunimos estudiosos que trabalham sobre estas questões, a fim de explorar as alterações climáticas a partir desta perspectiva ampla e teórica.

Contando com a participação dos professores do IESP-UERJ Breno Bringel (coordenador do NETSAL) e Carlos R. S. Milani (coordenador do OIMC), além do Prof. Domingues, na programação, a conferência será viabilizada com o financiamento da Fundação Alexander von Humboldt e do Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha.

Informações sobre inscrição para participar do evento na página oficial da Freie Universität Berlin.