“Futuros do Trabalho nas Ciências Sociais” – Relatório de pesquisa da ANPOCS com participação de Marcia Rangel Candido

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) tornou públicos os resultados da pesquisa Futuros do trabalho nas Ciências Sociais, realizada com apoio da Associação Brasilera de Antropologia (ABA), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). O levantamento foi produzido com a participação da cientista política Marcia Rangel Candido, pesquisadora de pós-doutorado no IESP-UERJ e editora assistente da Revista DADOS, ao lado dos pesquisadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp) Mariana Chaguri, Géssica de Freitas e Otávio Z. Catelano.

Este relatório apresenta resultados da pesquisa “Futuros do trabalho nas ciências sociais”. O estudo se baseou em um survey e na realização de entrevistas em profundidade com a comunidade acadêmica e teve como objetivos investigar as percepções acerca dos usos do tempo e das rotinas de trabalho acadêmico na área; conhecer percepções e expectativas de múltiplas gerações de cientistas sociais sobre a profissão; investigar desigualdades de geração, gênero e raça que atravessam a prática profissional na academia. Os resultados proporcionam um retrato abrangente de distintas gerações que integram a comunidade de trabalho acadêmico na área.

Leia o relatório completo da pesquisa.

Acesse a base de dados do levantamento.