Fernando Fontainha participa de projeto de internacionalização do British Council

Em novembro de 2023, a Diretoria de Cooperação Internacional da UERJ (Dircint-UERJ) realizou uma reunião visando a formalização do projeto Going Global UK Americas Partnerships for Transnational Education and Internationalisation uma parceria da Brunel University London (BUL), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovada pelo British Council.

Esta iniciativa se encaixa num programa mais amplo, que tem por fim construir colaborações de longo prazo para acelerar atividades de internacionalização do Ensino Superior, com foco no fortalecimento de capacidades e na construção de relacionamentos estratégicos para enfrentar os desafios institucionais no recrutamento de estudantes internacionais, no desenvolvimento da pesquisa, no reconhecimento mútuo de qualificações e em outras prioridades da educação transnacional. Os principais resultados esperados incluem a formalização de várias formas de acordos, o desenvolvimento de espaços bilaterais e multilaterais para a investigação conjunta ou para a produção acadêmica e a institucionalização de intercâmbios, de modo a formalizar relações e parcerias importantes entre as instituições.

Coordenado pelo Prof. Marcus Mattos (Brunel), o projeto conta com a participação do Prof. Fernando Fontainha, diretor do IESP-UERJ, junto aos professores Monomita Nandy (Brunel), Olga Gorgula (Brunel), Juliana Magalhães (FND-UFRJ), Gustavo Siqueira (Direito-UERJ) e Daniela Barcellos (FND-UFRJ).