VETPPPB: Dia 3

08/07/2022 — 09:00 - 19:00

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos abriga a quinta edição do Encontro de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro.

Clique aqui para acessar a programação completa

Todas as mesas do evento serão transmitidas online ao vivo no canal Seminários – IESP no YouTube.

PROGRAMAÇAO DO ÚLTIMO DIA:

9:00-12:00 – Sessões de GT’s.
GT 4 – Teoria Pós-colonial, Decolonial e Abordagens Pós-estruturalistas.

• Joallan Cardim Rocha (Unicamp) – O giro decolonial e o Estado Plurinacional: uma contribuição desde América Latina à Teoria Política Contemporânea
  • Andréia Fressatti Cardoso (USP) – O Problema da “Igualdade Política” em Jacques Rancière
  • Albérico Araújo Sial Neto (UFPE) – O Conceito de Precariedade Butleriano Como Contribuição à Democracia Radical
  • Vitória de Oliveira Ribeiro (UFU) – Caminhos para a descolonização das Relações Internacionais: Feminismos Decoloniais
  • Carolina Costa D’Ávila (UFF) – Repensando a noção de “crise da democracia” a partir do espectro conceitual das teorias democráticas
  • Debatedor: Bruno Sciberras (UFRJ)
  • Coordenação: Ingrid Cyfer (Unifesp)

GT 5 – Pensamento Político Brasileiro e Latino-americano.

Sessão 3 – Cultura e pensamento político na periferia

• Lidiane Rezende Vieira (IESP-UERJ) – Emancipações periféricas: linguagens políticas na formação estatal da Argentina, Brasil e Chile.
  • Mariana El Khoury Oliveira (Unicamp) – Entre o indigenismo e o trotskismo: o pensamento político de Hugo Blanco (1954 – 1972).
  • Mateus Lôbo (UnB) – Modernidade e modernismo em Gilberto Freyre.
  • Rafael Marino (USP) – Imagens da tropicalidade: brasilidades negociadas e identidades políticas imaginadas de uma “civilização tropical).
  • Ana Silva Rosa (IESP-UERJ) – Machado de Assis, analista político: controvérsias e propostas para uma agenda de pesquisa.
  • Debatedor: André Kaysel (Unicamp).
  • Coordenação: Diego Ambrosini (Unifesp).

GT 6 – Métodos de Pesquisa em Teoria Política.

• Paulo Joaquim Rodrigues (IESP-UERJ) – As teorias e métodos para a pesquisa e história conceitual: o caso do conceito de judicialização da política no Brasil.
  • Maria Stella D’Agostini (UnB) – Fundação: perpectivas da dialética como lógica analítica.
  • Márcio Santana (UEL) – O contextualismo pocockiano e o iluminismo como problema.
  • Pierre Malbouisson (UFBA) – Passado Perene: a abordagem histórica das ideias na teoria política.
  • Júlia Teixeira Hirschle (IESP-UERJ) – Por que grupos merecem mais espaço na representação política?  Uma revisão sistemática da bibliografia recente.
  • Debatedora: Daniela Mussi (UFRJ).
  • Coordenação: Ivo Coser (UFRJ).

13:30 – 16:00 – MESA 4
Identidades em construção: entre o universal e o particular:

• Luciana Ballestrin (UFPEL) – Teoria Política e descolonização: tendências contemporâneas.
  • Ana Cláudia Lopes (UFBA) – Das políticas identitárias: limites de uma expressão, limites de uma crítica.
  • Fabricio Pereira da Silva (UNIRIO) – Identidades regionais como universalismos em construção? Uma aproximação entre Léopold Senghor e Darcy Ribeiro (com uma passagem por Gilberto Freyre).
  • Clarisse Paradis (UNILAB) – O feminismo como tradição de pensamento político e o ideal de liberdade.
  • Moderação: Roberta Soromenho Nicolete (UERJ).

16:30 – 19:00 – MESA 5
Pensamento Político Brasileiro: das encruzilhadas de uma modernidade inacabada aos impasses do presente:

• Gabriela Nunes Ferreira (UNIFESP) – Camadas temporais em O Idealismo da Constituição de Oliveira Vianna.
  • Vera Cepêda (UFSCar) – Imagens de um debate: Empresários e desenvolvimento nacional (1930-1964).
  • Diogo Cunha (UFPE) – Uma comunidade transnacional de sistema ideológico? Circulação de ideias de direita e de extrema-direita entre a França e a América Latina durante a Guerra da Argélia.
  • Leonardo Belinelli (USP) – A esquerda no poder: apogeu e declínio de um experimento constitucional (2002-2016).
  • Moderação: Christian Lynch (IESP-UERJ)

08/07/2022
, , ,