Seminário NIED-CERES: Michael França (Insper)

14 maio — 17:00 - 18:30

O Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED-UFRJ) recebem o economista Michael França (Insper), para ministrar a segunda edição da temporada 2024.1 do ciclo Seminários NIED-CERES. O coordenador do Núcleo de Estudos Raciais do Insper (NERI) apresenta o painel Números da discriminação racial: Desenvolvimento humano, equidade e políticas públicas, baseado em livro publicado pela Editora Jandaíra em 2023, organizado pelo convidado com Alysson Lorenzon.

Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), Michael Tulio Ramos de França é colunista da Folha de S. Paulo, jornal para o qual o núcleo de pesquisa que coordena desenvolveu o Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer). O NERI-Insper também é responsável pelo Índice ESG de Equidade Racial (Ieer). Ex-pesquisador visitante nas Universidades Columbia e de Stanford, França tem se especializado na microeconomia do desenvolvimento e em econometria aplicada. Atualmente, coordena um projeto que se aprofunda na desigualdade racial na educação, na renda e na violência.

Para participar do seminário através da plataforma Zoom, basta se inscrever com antecedência através deste link. Todos os seminários do projeto podem ser assistidos através do canal do ciclo no YouTube.