- Este evento já passou.
Plebiscito na Colômbia, uma paz em construção
18/11/2016 — 10:00 - 12:00
Clique aqui para ler esse texto em PDF.
Em plebiscito do último dia 2 de outubro, na Colômbia, os cidadãos tiveram que responder a seguinte pergunta “Você apoia o acordo final para pôr fim ao conflito e construir uma paz estável e duradoura?”. O mundo ficou surpreso com a vitória do NO, ainda que se tenha registrado uma margem muito pequena de diferença com relação ao SI. Mas foi finalmente a abstenção que superou todas as expectativas alcançando 63% da população. O país hoje se encontra em uma profunda incerteza jurídica e política com relação ao processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia FARC.
No próximo dia 18 de novembro, convidados de outras instituições de ensino, alunos e ex-alunos do IESP falarão sobre o contexto histórico do processo de paz, as consequências do resultado do plebiscito e sobre outros pontos relevantes, oferecendo uma avaliação geral da situação do país vizinho.
O evento ocorrerá entre as 10h e 12h. na sala de aula do IESP, e contará com uma fala de 15 minutos de cada um dos/as convidados/as abaixo listados/as, com espaço para perguntas ao final.
CATALINA TABARES. Estudante de doutorado em Sociologia do IESP. Um contexto sobre o conflito armado colombiano e sua negociação.
VIOLETA AGUILAR. Estudante de mestrado em Ciência Política do IESP. Conflito de Terras em Colômbia, mais um argumento para o NÃO.
FERNANDA NANCI. Estudante de doutorado em Ciência Política do IESP. Colômbia na América do Sul: do isolamento à busca de uma identidade regional.
DIOGO DARIO. Professor Adjunto do Curso de Defesa e Gestão Estratégica Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Militares, paramilitares e justiça de transição: dilemas para a construção da paz na Colômbia.
COLOMBIANXS PELA PAZ NA COLÔMBIA. Os esforços por manter o acordo depois de 2 de outubro.
Não deixe de comparecer!