Palestra: Luiz Gama e o movimento abolicionista (1867-1888), com Bruno Lima

19/08/2022 — 14:00 - 17:00

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro (Beemote) promove a palestra Nas páginas da Democracia: as ideias de Luiz Gama sobre educação, direito e abolição, 1867-1888, apresentada pelo pesquisador Bruno Rodrigues de Lima (Instituto Max Planck) na sala Olavo Brasil, na sede do IESP-UERJ.

Sobre a palestra:
O futuro da democracia no Brasil passa, obrigatoriamente, pelas ideias de Luiz Gama. Porque a Democracia, para Gama, era a síntese da liberdade, igualdade e fraternidade entre os povos. A democracia do líder abolicionista negro deveria começar no chão da escola, na educação primária. O Estado deveria investir na escola pública, gratuita, laica, universal e de qualidade, numa escola que visasse à dignidade humana. Mas como falar em educação pública, se a imensa maioria da população sequer possuía o mínimo de cidadania e de direitos? Ao trazer a ideia de ensino fundamental obrigatório para todos e o projeto de uma escola pública forte, “poderoso elemento de igualdade social”, Gama subverte a lógica da escravidão. Pela educação, a porta do direito se abriria. E pela porta do direito, a abolição da escravidão.
Sobre o palestrante:
Bruno Rodrigues de Lima é doutor em História do Direito pela Goethe-Universität Frankfurt e pesquisador de pós-doutorado no Max-Planck-Institut für Rechtsgeschichte und Rechtstheorie. É formado em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e durante a graduação foi bolsista CNPq de Iniciação Científica e pesquisador, também em Iniciação Científica, da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia (ESDEP). É integrante do grupo de pesquisa Percursos, Narrativas e Fragmentos: História do Direito e do Constitucionalismo (FD-UnB) e do Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (LabMundi). Tem experiência com fontes judiciais primárias do século XIX e XX. Interessa-se pelas áreas de História e Direito, História de São Paulo, História Social, Direito Público, Direito Privado e Teoria do Direito, especialmente em estudos sobre as dimensões históricas da Constituição, alforrias testamentárias e ações de liberdade relacionadas com as Leis de 1831, 1850 e 1871. Publicou o livro Lama & Sangue (EDUFBA, 2018) e organizou os onze volumes das Obras Completas de Luiz Gama (Hedra, 2021).

19/08/2022
, ,