Ciclo de Palestras: Lorena Fleury

22/08/2022 — 09:00 - 12:00

O Ciclo de Palestras IESP-UERJ convida a professora Lorena Fleury (PPGS-UFRGS) para ministrar a palestra Ciência, ativismo e conflitos ambientais nas políticas de mudanças climáticas no Brasil.

A partir das 9h, com transmissão ao vivo em nosso canal.

YouTube player

Doutora em Sociologia (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de Doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense, Lorena Fleury é professora do Departamento de Sociologia da mesma instituição, integrando o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR). Atua na área da Sociologia Ambiental, com ênfase no estudo de Conflitos Ambientais, Projetos de Desenvolvimento e Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT). Sua tese ‘Conflito ambiental e cosmopolíticas na Amazônia brasileira: a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em perspectiva’ recebeu o prêmio UFRGS Melhor Tese em Ciências Humanas (2013) e o prêmio ANPOCS Melhor Tese de Doutorado em Ciências Sociais Menção Honrosa (2014). É integrante do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS). Atualmente coordena os projetos de pesquisa ‘As (cosmo)políticas do desenvolvimento: negociações e conflitos em torno do Polo Naval e Offshore de Rio Grande, no Rio Grande do Sul’ e ‘Clima não é uma questão de meio ambiente: agenciamentos, negociações e disputas na rede brasileira de mudanças climáticas’.

Organização do Ciclo: Carlos Milani e José Szwako.
Assistência técnica: Mariane Costa Matos

22/08/2022