- Este evento já passou.
Lançamentos de livros do IESP-UERJ e confraternização de fim de ano
15/12/2023 — 18:00 - 21:00
O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) orgulhosamente convida para sua tradicional confraternização de lançamento das obras publicadas pela comunidade acadêmica durante o ano. Em 2023, serão expostos para venda no pátio da sede do Instituto seis volumes assinados por pesquisadores da Casa:
Entre o fogo cruzado e o campo minado: a “pacificação” de favelas cariocas (Editora UFRJ, 2023), escrito por Palloma Valle Menezes:
A UPP é um objeto problemático, permanentemente investigado por aqueles que foram por ela afetados diretamente. Baseado em um trabalho de campo de quase quatro anos nas primeiras favelas pacificadas, Santa Marta e Cidade de Deus, esse livro é, nesse sentido, uma investigação que incide sobre as investigações daqueles que viveram a UPP como problema. Como conclusão, o livro sustenta que um dos principais impactos da implementação das UPPs foi uma mudança na fenomenologia do habitar da favela, mudança essa que se deu sobretudo pela emergência do que é chamado de regime de campo minado.
Estado de exceção, populismos e a militarização da política na pandemia da COVID-19 (Casa do Direito, 2023) , coordenado por Pedro H. Villas-Bôas Castelo Branco, Carina Barbosa Gouvêa e Isabela Maria Bezerra Costa:
Embora a produção de trabalhos sobre o estado de exceção nas democracias modernas e contemporâneas seja elevada, hoje ainda é escassa literatura dedicada às ameaças que os governos democráticos precisam encarar quando estão diante da militarização e de movimentos populistas. Justamente aí reside um traço paradoxal: se de um lado o estado de exceção cria as condições para um regime populista tentar se perpetuar, por outro lado, são medidas excepcionais que podem salvaguardar os direitos fundamentais e restaurar e estabilidade democrática. A obra aborda este e outros assuntos à luz de diferentes marcos teóricos e experiências nacionais e internacionais.
A história do conceito de Latin America nos Estados Unidos: da linguagem comum ao discurso das ciências sociais – Edição Expandida (ContraCorrente, 2023), escrito por João Feres Júnior:
O livro examina as representações da América Latina e dos Latino-americanos produzidas nos Estados Unidos, desde o início do século XIX até o final do século XX, com foco na produção de teorias e discursos das ciências sociais que tomam a América Latina como objeto de estudo, a partir do final da Segunda Grande Guerra. A partir de uma lente teórica desenvolvida pelo próprio autor, a obra identifica os discursos sobre a América Latina (Latin America) levando em conta os contextos políticos e institucionais nos quais foram produzidos.
Manual de Segurança & Defesa (Editora Progresso, 2023), coordenado por Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco, Lier Pires Ferreira e Ricardo Rodrigues Freire (Escola Superior de Guerra):
O Manual trata de maneira clara e concisa dos mais relevantes temas afetos à Segurança e Defesa Nacionais. Graças aos pormenores de cada um dos seus capítulos e a maneira didática como eles se desenvolvem, a obra é uma ferramenta útil tanto para os iniciantes na epistemologia da Segurança, da Defesa e dos Estudos Estratégicos, como para aqueles, já imersos nessas áreas do conhecimento. Neste compêndio de conhecimentos, retratados por autores de reconhecida capacidade nos temas que abordaram, além do ineditismo, uma valiosa ferramenta para semear a cultura de segurança e defesa no Brasil, como preconizado nos mais altos documentos normativos da Defesa Nacional do país.
Sobre o populismo: entrevistas com especialistas (EdUERJ, 2023), organizado por Luca Manucci, tradução de João Marcos E. D. de Souza:
O populismo é um tópico amplamente debatido e gera interesse em todo o mundo. Como resultado, uma literatura crescente trata de muitos de seus aspectos e de suas ligações com questões urgentes, como liberdade de mídia, direitos das minorias e separação de poderes. Para dar sentido a um assunto tão complexo, este livro apresenta entrevistas com alguns dos principais especialistas no tópico em nível internacional. Por meio de um diálogo com figuras importantes, este livro oferece a possibilidade de entender um fenômeno global de forma completa e acessível.
Trabalho em Transe: Raízes e efeitos políticos das mudanças no mundo do trabalho no Brasil, organizado por Adalberto Cardoso, Fabiano Santos e Ericson Crivelli:
A obra reúne alguns dos maiores especialistas no campo do trabalho e oferece uma análise perspicaz das complexas questões que envolvem as transformações no cenário laboral, reconfigurado profundamente pelo avanço tecnológico e pelas mudanças nas formas de produção e organização dos serviços. O livro questiona se as estruturas associativas que historicamente sustentaram a luta política dos trabalhadores estão sofrendo um declínio gradual e preocupante, e se a sociedade compreende plenamente a gravidade dessa transformação.
Junto ao lançamento das obras já publicadas, o evento contará com o relançamento da revista Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, periódico produzido e organizado pelo corpo discente dos programas de pós-graduação em Ciência Política e Sociologia do IESP-UERJ. Reformulada com uma nova equipe e diretrizes editoriais, a publicação visa dar continuidade ao trabalho desempenhado pela revista Cadernos de Sociologia e Política, fundada há 28 anos no antigo IUPERJ. Durante os próximos meses, serão publicados editais de chamadas de artigos acadêmicos e novas edições, entre outras novidades.