Lançamento do dossiê “Ecos da pandemia na vida de mulheres latino-americanas”

13/11/2023 — 18:00 - 19:00

O Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (Netsal) convida para o lançamento do dossiê Ecos da pandemia na vida de mulheres latino-americanas, publicado pelo Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). Desenvolvida a partir de pesquisa feita por Vitória Gonzalez, Mestra em Sociologia pelo IESP-UERJ, com ilustrações de Raquel Batista e projeto gráfico de Karoline Kina, a publicação será disponibilizada na Biblioteca Berta Cáceres, em versões em português e em espanhol.

Realizado na Sala Olavo Brasil, o lançamento contará com uma roda de conversa conduzida por Gonzalez, por Nalu Queiroz, coordenadora de projetos do PACS, e por  Saney Souza (Coletiva As Caboclas e Teia de Solidariedade da Zona Oeste).

A partir do entendimento de que a construção de memórias feministas sobre o período da pandemia é um ato de luta por justiça, Ecos da pandemia na vida de mulheres latino-americanas traz dados sobre o impacto da crise sanitária na vida de mulheres de cinco países – Brasil, Chile, Cuba, México e Peru -, ressaltando os impactos diferenciados em suas vidas durante esse processo. O dossiê foi construído com o intuito de apresentar um panorama regional acerca da pandemia, num esforço de sistematização de dados e informações a partir de referências como publicações e relatórios elaborados por organizações sociais, institutos de pesquisa, coletivos feministas e movimentos sociais em cada contexto específico, abordando as peculiaridades da condição de vida das mulheres.
Desenvolvido pelo Netsal, pelo PACS e pela campanha #MulheresTerritóriosdeLuta, o projeto contou com o apoio das organizações Fondo de Mujeres del Sur, Misereor, Pão para o Mundo e Dreikönigsaktion (DKA).

13/11/2023
, ,