- Este evento já passou.
Lançamento BONDE/IESP-UERJ: “Entre o fogo cruzado e o campo minado”
16/10/2023 — 16:00 - 20:00
O Coletivo de pesquisa sobre violências, sociabilidades e mobilidades urbanas (BONDE) e a Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Editora UFRJ) convidam para o lançamento do livro Entre o fogo cruzado e o campo minado: a “pacificação” de favelas cariocas, escrito pela Prof. Palloma Menezes.
Realizado na Sala Olavo Brasil, evento celebra também o lançamento oficial do BONDE, mais novo núcleo de pesquisa sediado no Instituto, coordenado pela autora da obra. Para marcar a ocasião, será apresentada uma mesa de discussão com a participação dos pesquisadores Bianca Freire-Medeiros (FFLCH-USP), Márcia Leite (ICS-UERJ), Sonia Fleury (Fiocruz), Itamar Silva (Grupo ECO) e da Prof. Mariana Cavalcanti. Após o debate, será oferecido um coquetel de confraternização.
A obra conta com texto de apresentação por Itamar Silva e orelha escrita pelo saudoso professor do Instituto Luiz Antonio Machado da Silva:
Este é um livro acadêmico, mas é “quente”, cheio de trechos de entrevistas com moradores de favela, traficantes e policiais, apesar da permanente tensão entre esses três grandes atores, tensão que constitui o quadro da vida cotidiana nas favelas estudadas. A capacidade de acesso simultâneo a eles, por si só, demonstra a excelência da etnografia realizada por Palloma Menezes. Mas acresce que o trabalho está embasado em uma também excelente formação teórica, capaz de levar a autora a operar a teoria, que costuma compor um capítulo isolado, que depois de escrito permanece sem uso no restante da pesquisa. (…) Palloma Menezes contrasta dois regimes, “fogo cruzado” e “campo minado”, cuja discussão é o centro do livro. Há também uma discussão bastante inovadora: a sugestão de que o “rumor” pode ser uma forma de investigação coletiva quando as condições de “monitoramento” se alteram. Entre o fogo cruzado e o campo minado: a “pacificação” das favelas cariocas constitui, assim, um belo exemplo de pesquisa etnográfica, alinhando refinamento teórico e consistência empírica.
A publicação pode ser adquirida também na página oficial da Editora UFRJ.
O BONDE é um coletivo de pesquisa que reúne pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas de formação em busca da reflexão sobre as relações entre formas de violência, sociabilidades e mobilidades urbanas. Carregado de múltiplos sentidos, o termo bonde representa, ao mesmo tempo, algo coletivo e em movimento. Criado para designar um tipo de transporte que já foi um dos mais populares do Rio de Janeiro, o termo é usado atualmente para designar coletividades, conjuntos de sujeitos, assim como o andar em grupo. Enquanto coletivo de pesquisa, o BONDE investiga transformações, mobilizações e conflitos urbanos com foco nas dimensões territorializadas, racializadas e generificadas da violência e seus impactos nas rotinas, sociabilidades e mobilidades pela cidade.