Evento de lançamento do DataIESP

12/04/2019 — 17:00 - 22:00

[:pb]O IESP-UERJ convida para o evento de lançamento da nova agência de pesquisa social aplicada vinculada ao instituto: DataIESP. O evento acontecerá no dia 12/04, sexta-feira, às 17h, na Rua da Matriz, 82 (sala de aula), Botafogo.

Palestrantes: Eliete Bouskela (Diretora científica da FAPERJ) e Maurício Moura (Presidente do IDEIA Big Data).

“Conhecimento, dados e inovação: fazendo a ponte entre universidade e sociedade”

A história do IESP tem a marca dupla da excelência acadêmica aliada ao enfrentamento de questões cruciais para a agenda pública de nosso país. Nossos grupos de pesquisa, que hoje são mais de 20, estão em constante diálogo com as demandas da sociedade e da administração pública.

O DataIESP surgiu como uma iniciativa de organizar os esforços institucionais do IESP no sentido de atender essas demandas de modo mais sistemático, empregando o imenso cabedal de conhecimentos e competências dos pesquisadores da casa.

As agências de fomento vêm há algum tempo cobrando da pós-graduação um engajamento maior com a sociedade que está para além dos muros da universidade. No presente contexto histórico, em que a informação e a ciência de dados perpassam quase todos os âmbitos da vida humana, a universidade está bem posicionada para fazer essa ponte, contribuindo com o emprego de técnicas de pesquisa e conhecimento acumulado para o aperfeiçoamento de políticas públicas.

Ao cumprir esse papel de ponte entre universidade e sociedade, o DataIESP proporciona também para mestrandos e doutorandos oportunidades de treinamento que vão capacitá-los para o mercado de trabalho.[:]

12/04/2019