Conferência “Por um pensamento internacional brasileiro”

17 junho — 17:00 - 19:00

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos convida para a conferência Por um pensamento internacional brasileiro, realizada na Sala Olavo Brasil. Dedicada à discussão a partir o livro Mar e sertão / Ensaio sobre o espaço no pensamento brasileiro (Topbooks, 2023), de Luiz Feldman (Colmex), a mesa conta com a participação do autor e do embaixador Gelson Fonseca (CEBRI/FUNAG), ao lado dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto, Christian Lynch e Maria Regina Soares de Lima.

Dividido em duas seções que examinam a obra de Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre, na primeira, e de Oliveira Lima e Sérgio Buarque de Holanda, em seguida, a obra propõe uma releitura do pensamento brasileiro orientada pelo critério espacial, em que sobressaem as temáticas da formação marítima ou terrestre do país, e não pelo ideológico, que recorre à habitual categorização dos autores nacionais em direita ou esquerda. Pela novidade do tema, pela análise original e abrangente dos autores estudados,o livro amplia e enriquece a bibliografia sobre o Brasil e sua inserção no contexto internacional.

17 junho
, , , ,