Ciclo de Palestras: Matheus Gato de Jesus

15/08/2022 — 14:00 - 17:00

O Ciclo de Palestras IESP-UERJ convida o professor Matheus Gato de Jesus (IFCH-UNICAMP) para ministrar a primeira edição do segundo semestre letivo de 2022. O professor convidado apresenta a palestra O Massacre dos Libertos: sobre raça e república no Brasil.

A partir das 14h, com transmissão ao vivo em nosso canal:

YouTube player

Matheus Gato é professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH-UNICAMP). É pesquisador do Núcleo Afro do Centro de Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e Coordenador do Bitita: Núcleo de Estudos Carolina de Jesus (IFCH/UNICAMP). É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (2015) e realizou pós-doutorado na mesma instituição (2016-2019). Foi visiting fellow no Hutchins Center for African and African American Studies da Universidade de Harvard (2017-2018). Seus principais temas de investigação são: racismo, classificações raciais, violência racial, intelectuais negros, literatura e pós-abolição. É autor do livro O Massacre dos Libertos: Sobre raça e República no Brasil (1888-1889) (Perspectiva, 2020) e organizador de O Treze de Maio: E outras estórias do pós-Abolição, de Astolfo Marques (Fósforo, 2021).

Organização do Ciclo: Carlos Milani e José Szwako.
Assistência técnica: Mariane Costa Matos

15/08/2022