Ciclo de Palestras 2024.2: Liliana Sanjurjo (ICS-UERJ)

30 agosto — 14:00 - 17:00

O Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2024.2 recebe a Prof. Liliana Sanjurjo (ICS-UERJ) para ministrar sua conferência Antropologia, direitos humanos e práticas de contra investigação forense, na Sala Olavo Brasil.

Assista também ao vivo em nosso canal no YouTube!

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/IFCH-Unicamp), Liliana Lopes Sanjurjo é Professora Adjunta do Departamento de Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ICS-UERJ). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ (PPCIS/UERJ) e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (PPGAS/UFSCar). Atua como pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa Urbana da UERJ (CIDADES), ao Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI-UFF) e ao Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI-Unicamp). Assina a autoria do livro Estudo de Caso: governança e capacidade institucional do Brasil na resposta à migração venezuelana (2016-2022) (ENAP, 2023) e a coautoria dos artigos Políticas de memória e práticas forenses: desaparecimento, desigualdades e produção da verdade na Argentina e Brasil (Antropolítica, 2022) e Suspect bodies: Pandemic and management of dead bodies in Brazil (Human Remains and Violence, 2021). Atua principalmente nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia da Política, realizando pesquisas na Argentina e no Brasil sobre ativismos de familiares de vítimas da violência de Estado.

Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2024.2 conta com a curadoria dos professores San Romanelli Assumpção e Adalberto Moreira Cardoso, e com a assistência técnica de João Pedro Mina.

30 agosto
, , ,