Ciclo de Palestras 2024.2: Cimone Rozendo (CCHLA-UFRN)

4 outubro — 14:00 - 17:00

Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2024.2 recebe a Prof. Cimone Rozendo (CCHLA-UFRN) para ministrar sua conferência Novas perspectivas epistemológicas a partir da noção de Convivência com o Semiárido: Cultivando saberes, construindo re-existências, na Sala Olavo Brasil.

Assista também ao vivo em nosso canal no YouTube!

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (PPGCMA-UFPA), Cimone Rozendo de Souza é professora associada do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CISO/CCHLA-UFRN), atuando nos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN) e em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN). Atualmente, ocupa a função de coordenadora adjunta de programas acadêmicos da área de Sociologia junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Fez estágio pós-doutoral em Sociologia Rural pela Universidade Paris Nanterre (Paris X) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Assina a coautoria dos artigos Para além da segurança alimentar: Os programas de cisternas sob a ótica da Colonialidade/Decolonialidade (Caminhos de Geografia, v. 25, n. 100; 2024) e Saberes insurgentes e a proteção dos bens comuns: Práticas e formas de re-existência na construção do território agroecológico no seminárido potiguar (Revista Pós Ciências Sociais, v. 19, n. 3; 2022). É vice-líder do Laboratório de Estudos Rurais  (LabRural).  Seu trabalho de pesquisa se concentra nos seguintes temas: agricultura ffamiliar, agroecologia, meio ambiente e sistemas agroalimentares.

Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2024.2 conta com a curadoria dos professores San Romanelli Assumpção e Adalberto Moreira Cardoso, e com a assistência técnica de João Pedro Mina.

4 outubro
,