EdUERJ lança “Raça & Estado”, por Luiz Augusto Campos, Flavia Rios e Raquel Guilherme de Lima

A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ) está lançando a coletânea Raça & Estado, organizada pelo Prof. Luiz Augusto Campos com Flavia Rios e Raquel Guilherme de Lima, professoras da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Estado é, talvez, o maior mediador e, portanto, potencializador dos discursos e clivagens raciais nas sociedades modernas, seja por meio de sua atuação biopolítica, seja a partir de sua atuação necropolítica. A raça, por seu turno, é também fabricada pelo Estado. Categorias, ideologias, discursos, políticas públicas, normas e práticas burocráticas foram e continuam sendo marcadas pela perspectiva racial no XXI. Os capítulos que compõem essa coletânea enfrentam essas questões sob diferentes prismas, objetos e metodologias. O resultado é um conjunto de análises densas sobre a relação entre a produção da raça nas fronteiras (e por dentro) do Estado brasileiro.

A publicação pode ser adquirida na página oficial da EdUERJ!