Defesa de Memorial para Titularidade: Adalberto Cardoso

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos convida a todas e a todos para prestigiarem conosco a cerimônia de Defesa de Memorial para promoção do Prof. Adalberto Cardoso à categoria de Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Adalberto Moreira Cardoso leciona no Instituto desde 1997, tendo exercido a Direção da Casa entre 2013 e 2017. Desde 2010, é docente regular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, onde coordena o Núcleo de Pesquisas e Estudos do Trabalho (NUPET). Entre outros 20 titulos, é autor de Classes médias no Brasil: estrutura, perfil, mobilidade social e ação política (com Edmond Préteceille, Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 2021) e de Work in Brazil – Essays in Economic and Historical Sociology (EdUERJ, 2016), publicado pela Coleção Sociedade e Política, e editor associado da Revista DADOS.

A defesa será apresentada no dia 14 de julho de 2023, a partir da 14h, na Sala Olavo Brasil, e contará com uma comissão examinadora composta pelos professores do IESP-UERJ Carlos Antônio Costa Ribeiro (presidente) e Luiz Fernando de Paula, ao lado de Nadya Guimarães (FFLCH-USP e Cebrap), Roberto Veras de Oliveira (PPGS-UFPB) e José Ricardo Ramalho (PPGSA-UFRJ).