A editora Contracorrente está lançando a segunda edição expandida do livro A história do conceito de Latin America nos Estados Unidos: da linguagem comum ao discurso das ciências sociais, de autoria do professor do IESP-UERJ João Feres Júnior, coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa), do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) e do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB).
O livro examina as representações da América Latina e dos Latino-americanos produzidas nos Estados Unidos, desde o início do século XIX até o final do século XX, com foco na produção de teorias e discursos das ciências sociais que tomam a América Latina como objeto de estudo, a partir do final da Segunda Grande Guerra.
A partir de uma lente teórica desenvolvida pelo próprio autor, que combina elementos da teoria do reconhecimento com a história conceitual, o livro identifica os discursos sobre a América Latina (Latin America) levando em conta os contextos políticos e institucionais nos quais foram produzidos. A abordagem é fortemente multidisciplinar, combinando elementos da história, teoria política, cientometria e política comparada. O resultado final é estarrecedor, particularmente para aqueles que até então tomavam a América Latina como um termo destituído de vieses culturais e raciais.