“Colonialismo verde: raíces históricas, manifestaciones actuales y su superación” – Artigo de Breno Bringel, Miriam Lang e Mary Ann Manaham, na revista Papeles

A revista Papeles de Relaciones Ecosociales y Cambio Global, periódico editado pela Fundação Beneficente Casa do Funcionário (Fuhem – Espanha), publicou em sua edição mais recente o artigo Colonialismo verde: raíces históricas, manifestaciones actuales y su superación, assinado pelo Prof. Breno Bringel em coautoria com Miriam Lang (Universidad Andina Simón Bolívar – Equador) e Mary Ann Manahan (CRG/Universidade de Gante – Bélgica). O texto foi incluído em uma edição especial dedicada à discussão sobre Geopolítica, Território e Conflitos.

Entretanto, conforme demonstrado por muitas comunidades em suas denúncias diárias, bem como por pesquisas científicas, essas “soluções de negócios”, longe de resolverem o problema, contribuem para agravá-lo. Apesar da retórica da descarbonização e de seus malabarismos técnicos para evitar a responsabilidade a responsabilidade, como a ideia de “emissões líquidas zero”, o modelo de crescimento econômico ilimitado é mantido, aumentando as vulnerabilidades, as desigualdades e as injustiças, e a destruição de territórios, ecossistemas e da vida se acelera.

Leia o texto completo na Revista Papieles n. 163.