“As cotas e nós: os impactos da política para o Brasil” – Texto inaugural da coluna de Luiz Augusto Campos no Nexo Jornal

O Prof. Luiz Augusto Campos inaugurou sua coluna no Nexo Jornal com o artigo As cotas e nós: os impactos da política para o Brasil. O coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ação Afirmativa (GEMAA) faz uma análise sobre a diversidade e os impactos das políticas de ação afirmativa no enfrentamento a desigualdades sociais complexas no Brasil e no mundo.

As ações afirmativas vão muito além de cotas nas universidades. Elas abrangem desde cotas para mulheres nas listas partidárias na Finlândia até políticas de bolsa para estudantes de baixa renda nas universidades privadas brasileiras. Por isso, elas estão longe de constituir uma política exótica, específica de determinados países. As ações afirmativas buscam traduzir princípios de justiça igualitaristas em um mundo de desigualdades complexas e, por isso, estão na base de inúmeras políticas que não levam esse rótulo comumente, como é o caso do Bolsa Família. O objetivo desta coluna nos próximos meses será, portanto, não discutir um gênero específico de política pública, mas esse conjunto de princípios de justiça que informa inúmeras políticas ao redor do globo.

Leia o texto completo na página oficial do Nexo.