A Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) e o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) reconheceram o artigo Urnas fraudadas e igrejas fechadas: bolsonarismo e a crença em fake news, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep), com o segundo lugar na categoria de melhores artigos do Prêmio Termômetro da Campanha Ipespe/Abrapel 2022. O paper é assinado pelo Prof. João Feres Júnior em coautoria com a pesquisadora Daniela Drummond e os pesquisadores Eduardo Barbabela e Paulo Ferracioli. Confira abaixo o resumo do artigo:
O impacto nas democracias contemporâneas da disseminação de notícias falsas, por meio de redes sociais, tornou-se um tema de grande importância na academia e no debate público. São poucos, contudo, os trabalhos que se dedicam a avaliar com dados a relação entre essa modalidade de comunicação e as preferências eleitorais. No caso do Brasil, a literatura sobre o bolsonarismo dá prioridade à análise do discurso ou a descrição do fenômeno como um movimento social. Mesmo as contribuições dedicadas à análise do comportamento político dão mais relevância a variáveis explicativas relativas à adesão a valores e ideologia. O presente trabalho inverte essa lógica, tomando a exposição e a crença em notícias falsas como variáveis dependentes, focando no efeito da introdução da preferência eleitoral por Bolsonaro como variável explicativa. Para tal rodamos modelos de regressão logística utilizando os microdados da primeira rodada da pesquisa Termômetro da Campanha para Eleição Presidencial 2022 da Abrapel/IPESPE. Os resultados apontam para um moderado efeito da preferência eleitoral na exposição a notícias falsas e um efeito intenso na sua crença.
O prêmio foi entregue em cerimônia no dia 3 de outubro de 2023, durante o 2º Seminário Internacional da Abrapel, realizado no Centro de Atividades Didáticas 2 do Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).