Artigo de Eugênia Motta e Federico Neiburg laureado com Prêmio da SAGE International Sociology

O IESP-UERJ recebe com orgulho a notícia de que a revista International Sociology concedeu ao artigo Misalignments: House money and inflationary experiences, assinado pela Prof. Eugênia Motta e por Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional-UFRJ), seu Prêmio SAGE de Melhor Artigo de 2023. A publicação foi selecionada pela equipe editorial entre os textos publicados em suas quatro edições lançadas no último ano pelo periódico. Leia abaixo uma tradução do resumo do trabalho, publicado em inglês:

Este artigo trata de como os moradores da favela conhecida como Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, vivenciaram o aumento de preços, particularmente de alimentos e energia, durante 2021 e 2022, ainda no contexto da pandemia da COVID-19. Utilizamos o conceito de alinhamento (e seus derivados, como desalinhamento e realinhamento) para analisar as diferentes formas de navegar um aumento no custo de vida através da acomodação de mudanças materiais e perspectivas futuras em diferentes escalas: desde os ideais de uma vida boa desejada por pessoas e famílias até decisões que precisam ser tomadas imediatamente ou em um futuro próximo. Chamamos trabalho de alinhamento as atividades cotidianas através das quais as pessoas e as famílias lidam com a instabilidade dos rendimentos, a variação dos fluxos monetários, a gestão das frustrações face às restrições impostas pela inflação e a manutenção de laços significativos que são alterados ou postos em risco pela crise.

Criada em 1986 pela Associação Internacional de Sociologia (ISA), a International Sociology é uma revista altamente qualificada, submetida a revisão por pares, cujo objetivo é refletir a diversidade teórica e empírica da sociologia internacional. A seguir, confira uma tradução nota da editoria da publicação anunciando o artigo premiado:

Felicitamos calorosamente o vencedor do Prêmio SAGE International Sociology de 2023. Selecionar um vencedor entre todas as contribuições relevantes e de alta qualidade publicadas na International Sociology durante 2023 não foi uma tarefa fácil. O artigo de Motta & Neiburg sobre as experiências dos moradores de uma favela no Brasil em relação ao aumento dos preços dos alimentos e da energia destaca-se pela sua solidez metodológica, pela sua originalidade concetual e pela sua relevância temática. Este trabalho sociológico articula de forma criativa dados empíricos sólidos – recolhidos através de um rigoroso trabalho de campo qualitativo – com o conceito de alinhamento, que se centra nas atividades cotidianas através das quais as pessoas lidam com a instabilidade e as frustrações impostas pela inflação. Nesta base, o artigo avança para uma crítica etnográfica do conceito ortodoxo de inflação. Este artigo aborda uma questão atual que, de diferentes formas, afeta tanto o Sul como o Norte globais, contribuindo para o âmbito internacional promovido pela Associação Internacional de Sociologia.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN-UFRJ), Eugênia Motta é docente regular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IESP-UERJ e do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ). É uma das coordenadoras do Grupo Casa – junto com a Prof. Mariana Cavalcanti – e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NuCEC-UFRJ).

Leia o artigo completo na página da SAGE Journals.