Argelina Cheibub Figueiredo agraciada com o Prêmio Gláucio Soares para Trajetória Acadêmica da Alacip

É com muito orgulho que o IESP-UERJ divulga que a Prof. Argelina Cheibub Figueiredo foi reconhecida pela Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip) como a recipiente do II Prêmio Gláucio Soares para Trajetória Acadêmica.

Nomeado em tributo ao saudoso professor do Instituto Gláucio Ary Dillon Soares (1934-2021), o prêmio se dedica ao reconhecimento de profissionais que realizaram contribuições de especial relevância para o estudo da política na América Latina. A docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Casa foi escolhida por unanimidade pelos jurados reunidos pela premiação. Reproduzimos a seguir a tradução de um trecho do veredito do júri, publicado em espanhol:

Argelina possui uma extensa carreira de pesquisa com foco no estudo das instituições políticas, na relação entre o executivo e o legislativo, nos partidos políticos, nas eleições e nas políticas sociais. Publicou vários livros, entre eles Executivo e Legislativo na Nova Ordem Constitucional (FGV/FAPESP, 1999), que recebeu o prêmio de melhor livro do ano pela ANPOCS/CNPq.

Além de lecionar no Instituto desde 2005, coordenar o Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública (DOXA) e de ser pesquisadora 1-A do CNPq, Argelina é reconhecida nacional e internacionalmente como uma das mais importantes cientistas políticas brasileiras. É uma grande honra para o IESP-UERJ poder contar com sua participação em nossos quadros.

Confira o veredito completo e a composição do júri da premiação na página da Alacip