“A institucionalização partidária afeta a capacidade estatal?” – Artigo de Bruno Marques Schaefer e Carlos Martins de Freitas

A Revista Sul-Americana de Ciência Política, periódico editado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (PPGCPol/UFPel), publicou em sua edição mais recente o artigo A institucionalização partidária afeta a capacidade estatal?, assinado pelo Prof. Bruno Marques Schaefer com Carlos Martins de Freitas, doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ. Confira a seguir um trecho da introdução do texto:

A proposta deste trabalho é analisar a relação entre institucionalização partidária e capacidade estatal. Mais especificamente, buscamos entender se países com sistemas partidários mais consolidados tendem a apresentar níveis mais elevados de capacidade estatal e explorar as possíveis dinâmicas envolvidas nessa relação. O interesse no tema vem de uma curiosidade mais ampla a respeito dos fatores que tornam governos mais ou menos eficazes, ou que fazem uma democracia funcionar melhor ou pior.

Leia o artigo completo na Revista Sul-Americana de Ciência Política v. 9 n. 2 (2023).