Lançamento do livro “Política local no estado do Rio de Janeiro”, organizado por Argelina Figueiredo e Felipe Borba

A EdUERJ – Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro está lançando o livro Política local no estado do Rio de Janeiro: disputa partidária e comportamento político nas eleições municipais de 2020, organizado pela Prof. Argelina Figueiredo, coordenadora do Laboratório de Estudos Eleitorais (Doxa), e por Felipe Borba (Escola de Ciência Política da Unirio).

Em 18 capítulos, a obra analisa as disputas partidárias e o comportamento eleitoral durante as eleições municipais de 2020 no Estado do Rio de Janeiro. Os autores investigam temas como as características do sistema partidário do Rio, de 1980 a 2020, o perfil dos candidatos e dos eleitos às câmaras de vereadores, o comportamento político do eleitorado e o impacto da Covid-19 nas escolhas do eleitor fluminense, entre outros. O resultado é um detalhado panorama da política local no estado, permitindo compreender de que maneira as eleições municipais foram influenciadas por adventos como a pandemia, a ascensão da direita a partir das eleições presidenciais de 2018, e a prisão de lideranças políticas, entre elas, cinco ex-governadores.

A publicação pode ser adquirida na página oficial da EdUERJ!