Coleção IESP-EdUERJ lança “Dois gêneros, duas histórias? A fundação da ciência política no Brasil”, de Marcia Rangel Candido

Coleção Sociedade e Política, editada pelo IESP-UERJ em parceria com a Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ), está lançando o livro Dois gêneros, duas histórias? A fundação da ciência política no Brasil, seu mais novo volume, assinado por Marcia Rangel Candido, pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto e coordenadora de pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Gemaa). Com texto de apresentação escrito por Flávia Biroli (IPol-UnB), publicação foi desenvolvida a partir da pesquisa para a Tese de Doutorado da autora, defendida no PPGCP em 2021 sob orientação do Prof. João Feres Júnior, vencedora do Prêmio IESP-UERJ de Teses e Dissertações 2022 e finalista no Concurso de Teses e Dissertações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

O livro investiga as desigualdades de gênero na história da ciência política no Brasil. Utilizando uma variedade de métodos de pesquisa, como análise de documentos oficiais, revisão de acervos de revistas científicas, construção de indicadores sociais, realização de entrevistas semiestruturadas, análises de trajetória, pesquisa de campo e técnicas de bibliometria, a obra revela que a diminuição da presença feminina à medida que a carreira avança é um dos problemas centrais da ciência política nacional. Não se trata, portanto, de falta de interesse das mulheres na ciência política, mas sim de barreiras que as impedem de consolidar posições de poder na área. Por outro lado, embora subestimadas nas narrativas de história disciplinar, um grupo de ‘mães fundadoras’ contribuiu significativamente para a profissionalização da disciplina no país. Esta obra representa uma contribuição particular não apenas para o campo da ciência política, mas também para a história da ciência e os estudos de gênero, de forma mais ampla.

A publicação pode ser adquirida, em pré-venda, na página oficial da EdUERJ.