Fabiano Santos, João Feres Jr. e Bruno Marques Schaefer participam de inauguração do LEGAL-Acre, na UFAC

No dia 29 de fevereiro de 2024, quinta-feira, a Universidade Federal do Acre (UFAC) promoveu a solenidade de inaguração do núcleo acreano do Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL), observatório interinstitucional com participação de pesquisadores e pesquisadoras de Instituições de Ensino Superior dos estados pertencentes à Amazônia Legal brasileira, sob a coordenação geral do IESP-UERJ.

Entre as atividades do evento, foi oferecida a palestra A ascensão da extrema direita no Brasil: raízes econômicas, sociais e comportamentais, apresentada pelos professores Fabiano Santos, coordenador geral do LEGAL, e João Feres Júnior, coordenador do Observatório do Legsislativo Brasileiro (OLB). Durante a semana de lançamento, o Prof. Bruno Marques Schaefer ministrou no campus da UFAC o workshop Como analisar dados eleitorais utilizando a linguagem de programação R, com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica da instituição uma introdução a uma das ferramentas mais utilizadas para análise de dados atualmente, demonstrando algumas das potencialidades do ambiente R e como ele pode ser incorporado à pesquisa em áreas como Ciência Política, Sociologia e Políticas Públicas.

Financiado com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), o LEGAL funciona como uma rede interinstitucional, que engloba a colaboração de pesquisadores de universidades públicas, buscando produzir e transferir conhecimento sobre processos eleitorais, políticos e de elaboração de políticas públicas com base nas instituições democráticas. Vinculado à ciência política e campos correlatos, está focado na produção acadêmico-científica, visando à qualificação metodológica, à produção de análises e indicadores políticos, econômicos e sociais sobre os Estados da Amazônia Legal do Brasil.

Conheça mais sobre o projeto acessando a página oficial do Laboratório