“The Geopolitics of Green Colonialism”, livro coorganizado por Breno Bringel, é lançado pela Pluto Press

Compartilhar

A editora inglesa Pluto Press está lançando, em edições digital e impressa, The Geopolitics of Green Colonialism: Global Justice and Ecosocial Transitions, coletânea organizada pelo  Prof. Breno Bringel, coordenador do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (Netsal), e pelas pesquisadoras Miriam Lang (Universidad Andina Simón Bolívar – Equador) e Mary Ann Manahan (CRG/Universidade de Gante – Bélgica).

Escrito por alguns dos mais importantes ativistas e teóricos dos movimentos ambientalistas, do decrescimento e da dívida, o livro oferece uma análise poderosa e abrangente das forças e dos projetos que estão ameaçando o futuro do nosso planeta. 

Silvia Federici, destacada acadêmica e ativista feminista, autora de Calibã e a Bruxa

Reunindo 18 artigos assinados por especialistas em geopolítica das transições ecossociais de todos os continentes, o volume é uma versão em inglês do livro Más allá del colonialismo verde: Justicia global y geopolítica de las transiciones ecosociales, publicado em espanhol pelo Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), em 2023.

Por trás da marca da sustentabilidade, as “soluções” em resposta à crise climática gestadas no Norte Global estão levando a novas injustiças ambientais e ao colonialismo verde. Este livro oferece uma plataforma para as vozes que têm estado visivelmente ausentes nos debates sobre energia e clima no Norte. A partir de estudos de caso de todo o Sul Global, as autoras e autores oferecem críticas incisivas ao colonialismo verde em suas dimensões materiais, políticas e simbólicas, discutem os múltiplos emaranhados que conectam com força as transições de diferentes regiões do mundo em uma economia globalizada e exploram caminhos alternativos rumo a um futuro habitável e globalmente justo para todos.

A obra se encontra em pré-venda e pode ser adquirida na página da Pluto Press.

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter