CLACSO publica “Más allá del Colonialismo Verde”, livro coorganizado por Breno Bringel

O Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) está lançando na Argentina o livro Más allá del Colonialismo Verde: Justicia Global y Geopolítica de las Transiciones Ecosociales, organizado pelo Prof. Breno Bringel, coordenador do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (Netsal), e pelas pesquisadoras Miriam Lang (Universidad Andina Simón Bolívar – Equador) e Mary Ann Manahan (CRG/Universidade de Gante – Bélgica).

A coletânea reúne ativistas e intelectuais renomados de todos os continentes para examinar as transições ecológicas hegemônicas, os novos tipos de injustiça socioambiental e as diferentes dimensões do colonialismo verde contemporâneo. Ao mesmo tempo, analisa as interdependências e os entrelaçamentos globais da política climática e apresenta diferentes caminhos de transformação socioecológica com justiça global. O volume é resultado de uma iniciativa conjunta do Pacto Ecosocial del Sur, do Institute for Policy Studies e do Grupo Permanente Global de Alternativas ao Desenvolvimento, com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo.

Silvia Federici, destacada acadêmica e ativista feminista autora de Calibã e a Bruxa, diz o seguinte sobre o livro:

Escrito por alguns dos mais importantes ativistas e teóricos dos movimentos ambientalistas, do decrescimento e da dívida, Más allá del Colonialismo Verde oferece uma análise poderosa e abrangente das forças e dos projetos que estão ameaçando o futuro do nosso planeta. Em seu escopo internacional, demonstra as raízes e o caráter colonial da política do “extrativismo”, desmascara o caráter explorador do capitalismo verde e destaca as estratégias e os movimentos que devemos apoiar para pôr fim à devastação corporativa de nossas comunidades e da Terra. Essa é uma leitura essencial para aqueles que estão lutando para criar um mundo em que “a vida esteja no centro”. Grupos de estudo devem ser organizados para disseminar suas propostas e sua visão de um futuro diferente, que afirme a vida.

Por sua vez, o premiado escritor e jornalista, Raj Patel (Universidade de Texas, Austin – EUA), afirma que:

Se o “verde” já foi sinônimo de ecológico, agora certamente não o é mais: o negócio da catástrofe climática é uma oportunidade de lucro transnacional. Essa excelente coletânea analisa os contornos do poder que os capitalistas têm usado para extrair do Sul Global. Mais do que isso, por meio de uma enorme variedade de experiências e lutas sociais, os autores deste livro são capazes de fazer o que nenhum outro autor poderia: sinalizar os muitos locais e modos de resistência de uma forma que ofereça uma esperança genuinamente descolonizadora.

A edição em espanhol está disponível para download gratuito na Librería Latinoamericana do CLACSO.

Em breve, também será publicada uma versão em português, pela Editora Elefante, e uma versão em inglês, pela Pluto Press.