Grupos de Trabalho do VIII Seminário Discente do IESP-UERJ: Dia 2

07/11/2023 — 09:00 - 14:00

A comissão organizadora convida toda a comunidade acadêmica a participar do VIII Seminário Discente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos , realizado de maneira presencial entre os dias 6 e 10 de novembro de 2023, na sede do Instituto.

Programação do 2º dia de Grupos de Trabalho:

Entre 9h e 12h:

GT4. Repensando as Interpretações do Brasil
Coordenado por João A. Macieira (IESP-UERJ) e Maria C. Tresoldi (IFCS-UFRJ) na Sala Olavo Brasil:

• Uma juventude modernista cataguasense: A Verde no conflito cultural, por João Camargo de Albuquerque Mello (UFRJ)
  • As interpretações sobre o Brasil e a sua forma de organização no livro didático, por Carlos Henrique Alves Moura (PUC-RJ)
  • Raça e classe: um estudo comparativo entre José Carlos Mariátegui e Florestan Fernandes, por Matheus de Carvalho Barros (UFRJ)
  • Das Questões Interseccionais De Gênero Entre Os Fios Condutores Da Interpretação Do Brasil Formulada Por Gilberto Freyre, por Cleverson da Silva Fleming dos Santos (UFRJ)

GT11. Racialização Nas Cidades Brasileiras: Temas, Teorias e Métodos Emergentes
Coordenado por Isaac Brandão (PPGS/UNICAMP) e Ana Clara Macedo (IESP-UERJ) na Sala Marcus Figueiredo:

• “Eu que morava lá não vou conseguir voltar”: Mineração, deslocamento compulsório e
    racismo ambiental em Maceió-AL, por Luiza Fonseca de Souza (UFRJ)

GT14. Sociologia Da Violência – Práticas e Agentes
Coordenado por Alline Lordelo (PPGD-UFRJ) e Danielle Tavares (PPGD-UFRJ) na Sala Carlos Hasenbalg:

• Demandas Punitivas, Racismo e o Caso Carrefour, por Luisa Caminha Gomes de Araújo (UFRJ)
  • Controle Territorial e Violência de Gênero: o Caso Colombiano, por Alice de Carvalho Nogueira (UERJ)
  • Sujeito criminal e envolvido: as estratégias de controle social da juventude negra, por Maria Eduarda Pereira Pinto (UFF)
  • Reparação e Justiça para Movimentos de Mães e Familiares de Vítimas de violência do Estado no Rio de Janeiro: O que são?, por Dandara Vicente Soares (UFF)

Intitulada Desigualdades e Representatividades: Alternativas e Debates, a edição de 2023 oferece palestras, oficinas e grupos de trabalho, com o objetivo de estimular, de forma aberta, a circulação de conhecimento, o fortalecimento dos espaços de pesquisa e a ampliação do diálogo da produção entre discentes dos mais variados campos do conhecimento científico. Mais informações sobre o seminário.

07/11/2023
, , , , ,