VIII Seminário Discente: Palestra com Jairo Nicolau (CPDOC-FGV)

08/11/2023 — 18:00 - 20:00

O VIII Seminário Discente do Instituto de Estudos Sociais e Políticos promove a palestra Desigualdades e Abstenção Eleitoral no Brasil, ministrada pelo Prof. Jairo Nicolau (CPDOC-FGV) na Sala Olavo Brasil.

Assista também ao vivo em nosso canal!

Sobre o convidado:

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Jairo Cesar Marconi Nicolau é Professor Titular e pesquisador da Escola de Ciências Sociais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil  (CPDOC-FGV). Como autor, publicou recentemente o livro O Brasil dobrou à direita: uma radiografia da eleição de Bolsonaro em 2018 (Zahar, 2020) e os artigos As Eleições Presidenciais de 1960: Uma análise a partir dos dados municipais (Estudos Históricos v. 35, n. 75, 2022) e Quem iria votar se não fosse obrigado? O papel do interesse pela política no comparecimento eleitoral no Brasil (Revista de Sociologia e Política, v. 30, 2022). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema partidário, partidos, eleições, câmara dos deputados e sistema eleitoral.

Intitulada Desigualdades e Representatividades: Alternativas e Debates, a edição de 2023 do Seminário Discente oferece palestras, oficinas e grupos de trabalho, com o objetivo de estimular, de forma aberta, a circulação de conhecimento, o fortalecimento dos espaços de pesquisa e a ampliação do diálogo da produção entre discentes dos mais variados campos do conhecimento científico. Mais informações sobre o seminário.

08/11/2023
Evento Tags: