Tradução de João Marcos E. D. de Souza recebe menção honrosa no 9º Prêmio ABEU

Compartilhar

A Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) contemplou a tradução para o português do livro A extrema direita hoje (EdUERJ, 2022), de Cas Mudde, assinada pelo pesquisador João Marcos E. D. de Souza, mestre e doutorando em Ciência Política no IESP-UERJ, com Menção Honrosa na nona edição do Prêmio ABEU. Realizada desde 2015, a premiação foi instituída para distinguir as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como para realçar o projeto gráfico e a tradução acuradas. 

É com grande felicidade que eu recebo a notícia e a honraria da ABEU. É muito importante para a minha trajetória acadêmica e é motivo de grande orgulho. Foi um trabalho desafiador e muito prazeroso, no qual eu pude aprender bastante. Agradeço muito à EdUERJ e, principalmente, ao Prof. João Feres Jr. pela oportunidade e pela confiança no meu trabalho, e espero poder contribuir de maneira qualificada para um debate tão urgente e crucial como esse a respeito da extrema-direita no Brasil e no mundo

João Marcos E. D. de Souza

Apoiada nos mais de 25 anos de produção acadêmica do autor, a obra analisa a quarta onda da extrema direita pós-guerra, construindo um panorama que contempla a ideologia, os partidos e as lideranças da direita radical populista do século XXI. Evitando uma análise da direita tradicional, com os conservadores ou os liberais/libertários, seu mérito é descortinar os mecanismos e motivações comuns a muitos dos grupos de extrema direita no mundo atual. Com isso, permite compreender o processo de consolidação dessa linha de pensamento nos sistemas políticos contemporâneos e aponta os impactos dessa onda, tanto na política interna desses países quanto em nível internacional. A edição pode ser adquirida na página oficial da EdUERJ.

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter