Seminário NIED-CERES: Maria Ligia Barbosa (PPGSA-UFRJ)

26/10/2023 — 17:00 - 18:30

O Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED-UFRJ) mais uma edição do ciclo de  Seminários NIED-CERES, com a socióloga Maria Ligia Barbosa (PPGSA-UFRJ) ministrando conferência sobre o tema Modelos institucionais do Ensino Superior em países da América Latina .

Nos últimos anos, um dos projetos de pesquisa da convidada são os modelos de políticas de Ensino Superior numa perspectiva comparada, que abrange Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Nesse projeto, ela e sua equipe no LAPES/IFCS-UFRJ lançam luz a instituições de ensino superior, definindo bases para comparar níveis de eficiência e equidade. Daí a atenção dada a padrões de expansão, diferenciação e diversificação do sistema brasileiro de ES, a fim de distinguir dimensões que incrementam as oportunidades educacionais para os diferentes grupos sociais.

Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da  Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), Maria Ligia Barbosa é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES). Sua pesquisa de aprofundou na Sociologia da Educação, com ênfase em temas como desigualdades sociais, hierarquias sociais, ensino superior e profissões.

Para receber os links de transmissão desta edição, basta se inscrever com antecedência através deste link. Os Seminários anteriores podem ser assistidos no canal do ciclo no YouTube.

26/10/2023
, , ,