

Colóquio “Amazônia em disputa: conflitos e recomposições nas frentes de expansão”
A Agência Nacional de Pesquisa da França (ANR) e o Instituto de Estudos Socias e Políticos convidam toda a comunidade acadêmica para o colóquio Amazônia em disputa: conflitos e recomposições nas frentes de expansão. Como resultado do projeto Conflitos territoriais nas frentes de expansão agrícola, Amazônia brasileira, desenvolvido na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS – França), o evento pretende reunir, na Sala Carlos Hasenbalg, pesquisadores franceses e brasileiros para uma reflexão sobre conflitos, violências e recomposições sociais e políticas na região amazônica, com foco no oeste do Pará.


Transmissão simultânea online no canal do IESP-UERJ no YouTube
Programação
15 de outubro – Dia 1
9h30 | Mesa de boas vindas:
- Marion Magnan (Adida de cooperação científica FrançaBrasil)
- Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira (IFCS-UFRJ)
- Fernando Fontainha (Diretor do IESP-UERJ)
9h45 | Introdução Geral:
- Verónique Boyer (CNRS/CONTER)
10h | Sessão 1 – Grandes barragens e a espoliação como padrão: Belo Monte em diálogo com empreendimentos anteriores:
- Tucuruí, caso pioneiro para a construção de barragens Amazônicas, por Nathalia Capellini (Université de Lausanne)
- Deslocamento de Ribeirinhos pela construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio, por Daniete Rocha (Uni Arnaldo)
- Territorialidades ribeirinhas, grandes barragens e os desafios da governança socioambiental na Amazônia, por Maíra Borges Fainguelernt (UNIRIO/ICS)
- Como enfrentar impactos de projetos de desenvolvimento no Rio São Francisco: esboçando contracorrentezas, por Parry Scott (UFPE/UFRN)
- Debate: Philip Fearnside (INPA)
- Organização: Philippe Léna (IRD/CONTER)
14h30 | Sessão 2 – Conhecimentos técnicos e burocráticos em contextos de disputas:
- O Xingu é nossa dignidade: parentesco político ecológico e licenciamento ambiental na Volta Grande do Xingu, porção paraense da Amazônia brasileira, por Thais Mantovanelli (ISA)
- A iniciativa privada na agenda do clima: notas sobre e as novas formas de governança no Sul do Amazonas, por Thereza Menezes (CPDA-UFRRJ)
- A ambientalização reversa: digitalização e formalismo na regulação da fronteira agrícola do Cerrado, por Ève Anne Bühler (UFRJ)
- Entre normas e negociações, as práticas cotidianas que fazem a política ambiental no Oeste do Pará, por Ângela Camana (UFPA/CONTER)
- Debate: Vanessa Perin (UFSCar)
- Organização: Ângela Camana (UFPA/CONTER)
16 de outubro, sexta-feira – Dia 2
10h |Sessão 3 – As economias domésticas da Amazônia em ponto de ruptura:
- Conflitos Territoriais nas Frentes de Expansão Agropecuária, Amazônia Brasileira, por Renata Utsunomiya (USP)
- Pensando como colonos: transformações nos modos de pensar entre os Arara da Volta Grande do Xingu, por Eduardo Ferreira (UnB/CONTER)
- Sociedades domésticas em ponto de inflexão, por Roberto Araújo (MPEG/CONTER)
- Debate: Tatiana Sá (EMBRAPA) e Deborah Lima (UFMG)
- Organização: Roberto Araújo (MPEG/CONTER) e Eduardo Ferreira (UnB/CONTER)
14h30 | Sessão 4 – Além da resistência: etnografia das alianças, tensões e ambivalências em situações de conflito:
- Relações de poder, conflitos e política em demarcações de terras indígenas na Amazônia Brasileira, por Katiane Silva (UFPA)
- A delimitação do conflito como luta e as artes exemplares da liderança, por John Comerford (UFRJ)
- Resistência: força e sentidos na mobilização por terras em Marabá, Pará, por Igor Rolemberg (UFRJ)
- Facetas da resistência à luz da etnografia: quatro exemplos na região de Altamira, por Véronique Boyer (CNRS/CONTER) e Alexandre Barreto (EHESS/UFPA/CONTER)
- Debate: Anne-Marie Losonczy (EHESS)
- Organização: Véronique Boyer (CNRS/CONTER) e Alexandre Barreto (EHESS/UFPA/CONTER)
17 de outubro – Dia 3
9h30 | Sessão 5 – Clima, Saúde e Trabalho: uma perspectiva experimental e pragmática sobre o conflito, o trabalho e as mudanças climáticas:
- Desmatamento, mudanças climáticas e ameaças à saúde a populações tradicionais na Amazônia, por Cristhovam Barcellos (Fiocruz) e Arthur Massuda (Fiocruz)
- A política global da obstrução climática, por Carlos R. S. Milani (IESP-UERJ)
- CLISEVE Altamira: da produção participativa de dados à ação em saúde climática, por Jean-François Véran (UFRJ/CONTER) e Sarah Beatriz do Nascimento (UERJ/EHESS/CONTER)
- Da produção de evidências à ação pública: trabalho, clima e tradução institucional, por Theófilo Rodrigues (IUPERJ/ICAM)
- Organização: Jean-François Véran (UFRJ/CONTER) e Sarah Beatriz do Nascimento (UERJ/EHESS/CONTER)
12h | Painel de Encerramento:
- A importância da cooperação francesa à luz das questões levantadas durante o colóquio organizada pelo projeto CONTER, por François-Michel Le Tourneau (CNRS)
19h Confraternização (local a ser confirmado)
O Colóquio Amazônia em disputa: conflitos e recomposições nas frentes de expansão conta com o apoio do IESP-UERJ, da EHESS, do Programa de Pós-Graduação em Etnografia e Crítica Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGECC/IFCS-UFRJ), do Museu Emilio Goeldi e do Institut de Recherche Pour le Développement (IRD – França).