“Orwell à brasileira” – Artigo de José Szwako e Matheus Cardoso da Silva

O professor do IESP-UERJ José Szwako e o historiador Matheus Cardoso da Silva (FCL-UNESP) assinam em conjunto o artigo Orwell à brasileira, publicado na edição mais recente da Revista doispontos, periódico vinculado aos Programas de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (PPGF-UFPR) e da Universidade Fedral de São Carlos (PPGFil-UFSCar).

O texto apresenta a apropriação feita pela extrema-direita brasileira ao redor da obra de George Orwell, em especial, de ‘1984’ e ‘Animal Farm’. Argumentamos que a adjudicação ‘conservadora’ é inadequada para tal apropriação. A leitura feita por intelectuais e editoriais implicados na circulação atual de Orwell nas redes bolsonaristas permite ver como clássicos do pensamento conservador ocidental são aqui canonizados em chave, mais que conservadora, reacionária. Além disso, o duelo de distopias empunhados pelos ideólogos da extrema direita dá também acesso a uma indústria cultural na qual um sem-fim de produtos culturais são vendidos para forjar e cativar uma plateia potencial reacionária.

Leia o artigo completo na Revista doispontos V. 19, N. 2 (2022).