Artigo homenageia o legado de Gláucio Soares, no UOL

Em artigo na coluna coletiva A Cara da Democracia, o cientísta político Sergio Simoni Junior (UFRGS), pesquisador do Cesop, prestou homenagem ao legado do professor do IESP-UERJ Gláucio Ary Dillon Soares, falecido no dia 14 de junho. Especificamente, o texto celebra o pioneirismo de Gláucio na elaboração, aplicação e análise de uma das primeiras pesquisas de opinião política elaboradas por um acadêmico no país.

Essa pesquisa das eleições de 1960 também exemplifica o espírito de Soares de que a ciência é um empreendimento coletivo: as análises que apresentamos aqui se devem à sua iniciativa de disponibilizar os microdados no ICPSR (Inter-university Consortium of Political and Social Research), portal que reúne e permite acesso a dados de pesquisas produzidas por acadêmicos do mundo inteiro. Esse consórcio inspirou iniciativas no Brasil, como o Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Em tempos de questionamento público sobre os procedimentos científicos, nada melhor que Soares para nos lembrar de que ciência se faz no debate constante entre pares.

Para ler a íntegra da coluna, acesse a página do UOL. Leia também a nota de pesar da direção do IESP-UERJ pelo falecimento deste mestre das Ciências Sociais brasileiras.