IESP-UERJ e EPyG-UNSAM lançam curso de Pós-Graduação na Argentina

Como parte de seu convênio internacional com a Escuela de Política y Gobierno (EPyG) da Universidad Nacional San Martín (UNSAM), o Instituto de Estudos Sociais e Políticos apresenta em 2022 o curso curto de Pós-Graduação Retos de la Democracia y el Desarrollo en América Latina. Realizada com o apoio Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Pós-Graduação foi proposta em 2021 pelas duas instituições para o Ministério da Educação da Argentina, recebendo a aprovação e financiamento por meio do Programa Campus Argentina Global, com o objetivo de favorecer a aquisição de saberes e competências acadêmicas, científicas e profissionais em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Coordenado pelo Prof. Carlos R. S. Milani (coordenador do LABMUNDO), o curso aborda problemas centrais da atualidade nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais, com enfoque na América Latina, capacitando 26 estudantes selecionados de diversas regiões da Argentina nestas áreas. Com início em abril de 2022 a formação contará com disciplinas ministradas por oito professores de excelência, provenientes dos corpos docentes do Instituto e da EPyG-UNSAM. Além das aulas remotas, será realizado um Seminário Presencial, entre os dias 1º e 5 de agosto, em Buenos Aires, com a presença dos estudantes-bolsistas, dos professores e de outros convidados.

As 5 disciplinas do Curso, a serem ofertadas em espanhol ou inglês, são:

• Economía política de América Latina, com os professores Fabiano Santos (IESP-UERJ) e Ximena Simpson (UNSAM).
  • Partidos políticos y representación en Brasil y Argentina, com os professores Fernando Guarnieri (IESP-UERJ) e Rocío Annunziata (UNSAM).
  • Política, ambiente y cambio climático en América Latina, com os professores Carlos R. S. Milani (IESP-UERJ) e Ricardo Gutiérrez (UNSAM).
  • Tolerancia a los intolerantes en sociedades democráticas: tensiones teóricas y normativas, com a Professora San Romanelli Assumpção (IESP-UERJ).
  • Cooperación Internacional al Desarrollo, com os professores Carlos R. S. Milani (IESP-UERJ) e Alejandra Kern (UNSAM).