A Banca de Seleção do Prêmio de Teses e Dissertações do IESP-UERJ 2025 torna públicos os resultados desta edição do concurso anual promovido pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos. Estabelecida com o objetivo de reconhecer a qualidade da produção de nossas comunidades docente e discente, a premiação selecionou os melhores trabalhos acadêmicos defendidos nos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia da Casa em 2024.
As teses e dissertações selecionadas em primeiro lugar serão indicadas pelo Instituto ao Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais 2025, e as melhores teses de doutorado ao Prêmio CAPES de Tese, além de serem publicadas pelo IESP-UERJ, caso não sejam premiadas pela ANPOCS. As teses classificadas em segundo lugar serão publicadas pelo Instituto no caso dos primeiros lugares serem premiados pelo Concurso da ANPOCS, e se houver disponibilidade de recursos para tal. Confira a lista dos trabalhos vencedores abaixo:
Teses de Doutorado defendidas em 2024
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política:
- Melhor Tese de Doutorado: Entre palos, piedras y petardos: confronto político e repertórios violentos do sindicalismo cocalero do Trópico de Cochabamba na Bolívia, defendida por Marília Bernardes Closs e orientada pelo Prof. Breno Marques Bringel.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia:
- Melhor Tese de Doutorado: Ruínas Olímpicas e a destruição infraestrutural como modo de produção da cidade: uma etnografia da vida social do Teleférico da Providência, defendida por Ana Clara Chequetti da Rocha Duarte e orientada pela Prof. Mariana Cavalcanti.
- 2º lugar: As ascensões semi-antipolíticas dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, defendida por Thiago Filippo Silva Jorge e orientada pelo Prof. Fernando de Castro Fontainha.
Dissertações de Mestrado defendidas em 2024
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política:
- Melhor Dissertação de Mestrado: O voto e a política distributiva de bens duráveis, defendida por Tomás Paixão Borges e orientada pelo Prof. Fernando Meireles.
- 2º lugar: O sistema partidário brasileiro em meio ao fim das coligações proporcionais, defendida por Gabriel Enrique Côrte-Real Carelli e orientada pelo Prof. Fernando Guarnieri.
Programa de Pós-Graduação em Sociologia:
- Melhor dissertação: Os caminhos das motoristas de aplicativo: trajetórias, estratégias de vida e circulação pela cidade, defendida por Ana Priscila Paiva de Farias Alves e orientada pela Profa. Eugênia Motta.
- 2º lugar: Ritual de evitação e o processo de expansão coletiva da esfera ideal, defendida por Lucas Paz dos Santos e orientada pelo Prof. José Maurício Domingues.
A Banca de Seleção de 2025 foi composta pelos docentes Breno Marques Bringel, João Feres Júnior e Rogério Jerônimo Barbosa.