Seleção: Bolsa de pós-doutorado em Ciência Política

[:pb]RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

Fernando Meireles

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) do Instituto de Estudos Sociais e políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) abre a presente chamada pública de candidaturas a 1 (uma) bolsa de pós-doutorado fornecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), através de seu Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). O pós-doutorado, de caráter institucional, visa a reforçar os quadros do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IESP/UERJ, por meio do engajamento de doutores em atividades de ensino, pesquisa, extensão e, eventualmente, de orientação. Espera-se que o(a) bolsista selecionado(a) participe ativamente das atividades e da vida institucional do PPGCP.

Requisitos

• Possuir título de doutor obtido no Brasil ou no exterior, quando da implantação da bolsa. Não serão aceitas candidaturas de doutores diplomados pelos programas de pós-graduação em Ciência Política ou Sociologia do IESP/UERJ;
  • Não possuir vínculo empregatício ou comprovar o afastamento integral das atividades;
  • Ter dedicação exclusiva às atividades acadêmicas no PPGCP.

O PPGCP busca selecionar candidatos:

1. que obtiveram o título de doutor há cinco anos ou menos, e
  2. que possuam pesquisa na linha Instituições e Comportamento Político, além de formação em métodos de pesquisa.

Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 21 de fevereiro de 2019. Os interessados deverão encaminhar um e-mail intitulado “Seleção PNPD” ao endereço eletrônico louise@iesp.uerj.br, com um dossiê contendo os seguintes documentos:

1. Currículo devidamente atualizado (CV Lattes no caso de candidatos brasileiros; candidatos estrangeiros devem fornecer o CV no formato proposto no Anexo III da Portaria CAPES no 86/2013[1]);
  2. Proposta de Pesquisa, compatível com a linha Instituições e Comportamento Político deste PPG(máximo de 3mil palavras);
  3. Proposta(ementa e plano de curso) dedois cursos de curta duração(4 aulas de 3 horas/cada) em:
    1. Instituições e Comportamento Político; e em
    2. Metodologias de pesquisa

A documentação poderá ser entregue em português, inglês, espanhol ou francês, mas o(a) candidato(a) deverá ter proficiência em português.

Bolsa

O(a) candidato(a) selecionado(a) receberá uma bolsa PNPD/CAPES, por um período de 6 meses.

Inscrições: 11/2/2019 a 21/2/2019

Divulgação do resultado da primeira fase: 22/02/2019