Estrutura dos cursos
Mestrado
Os cursos de mestrado em Ciência Política e Sociologia do IESP-UERJ têm uma orientação formativa, que privilegia as atividades discentes ligadas a disciplinas regulares oferecidas pelos programas de pós-graduação da instituição e de outros programas. Os alunos matriculados em algum dos nossos cursos de mestrado terão de completar 41 (quarenta e um) créditos, obedecendo às seguintes normas:
- Cursar as duas matérias obrigatórias de Teoria oferecidas pelos seu respectivo programa (Teoria Política I e II para Ciência Política; Teoria Sociológica I e II para Sociologia), respectivamente no primeiro e no segundo semestres do mestrado (8 créditos no total);
- Cursar a disciplina de Metodologia Quantitativa “Lego I” no primeiro semestre do mestrado (4 créditos);
- Cursar 5 disciplinas eletivas do seu respectivo programa (20 créditos);
- Cursar 1 disciplina externa em outro programa de pós-graduação que não aquele em que está matriculado (4 créditos);
- Realizar um Estágio Docente (1 crédito);
- Defender a dissertação de mestrado (4 créditos).
Diante da carga de leitura e de atividades previstas pelos cursos de pós-graduação, recomenda-se que os alunos e alunas de mestrado não se matriculem em mais de três disciplinas por semestre e se matriculem no mínimo em duas nos três primeiros semestres. Todos os créditos exigidos, com exceção da defesa de dissertação, devem ser cumpridos até o terceiro semestre letivo do curso de mestrado.
O curso de mestrado tem duração recomendada de 24 meses. Qualquer extensão de prazo deve ser formalmente requisitada à secretaria e à coordenação do programa de pós-graduação.
Todos os alunos e alunas devem estar atentos aos prazos de matrículas de cada semestre letivo.
Doutorado
Os cursos de doutorado em Ciência Política e Sociologia do IESP-UERJ incentivam seus alunos a executarem suas atividades de pesquisa e dialogarem sobre seus resultados em diversos seminários, além de cursarem disciplinas regulares. Os alunos matriculados em algum dos nossos cursos de doutorado terão de completar 32 (trinta e dois) créditos, obedecendo às seguintes normas:
- Cursar a disciplina de Estudos Exemplares, necessariamente no primeiro semestre letivo (4 créditos);
- Cursar a disciplina Seminário de Projeto de Tese, necessariamente no segundo semestre letivo (sem crédito);
- Cursar duas disciplinas de Seminário de Tese, necessariamente entre o quinto e oitavo semestres letivos (sem créditos). A realização de estágio doutoral no exterior equivalerá a um dos Seminários de Tese para fins de cumprimento da grade curricular;
- Cursar 3 disciplinas eletivas de seu respectivo programa (12 céditos no total);
- Cursar ao menos 1 disciplina externa em outro programa de pós-graduação que não aquele em que está matriculado (4 créditos);
- Realizar dois Estágios Docência (2 créditos);
- Defender projeto de tese, necessariamente até o fim do terceiro semestre letivo (4 créditos);
- Defender a tese de doutorado (4 créditos).
Diante da carga de leitura e de atividades previstas pelos cursos de pós-graduação, recomenda-se que os alunos e alunas de doutorado não se matriculem em mais de três disciplinas por semestre.
O curso de doutorado tem a duração recomendada de 48 meses. Qualquer extensão de prazo deve ser formalmente requisitada à secretaria e à coordenação do programa de pós-graduação.
Todos os alunos e alunas devem estar atentos aos prazos de matrículas de cada semestre letivo.
Avaliação e frequência
A avaliação nas disciplinas regulares dar-se-á por exame do seu aproveitamento por parte dos inscritos, mediante aplicação de provas ou de trabalhos escritos. A nota mínima de aprovação será 5,0 (cinco).
Será exigida frequência em pelo menos 75 (setenta e cinco) por cento das aulas (a pena para o descumprimento é a reprovação por faltas).
A/o aluna/o será desligado do seu respectivo programa se incorrer em um dos casos a seguir: a) plagiar ou fraudar dados em quaisquer trabalhos acadêmicos apresentados; b) não cumprir as atividades previstas no cronograma do projeto de pesquisa; c) ser reprovado em seminário de projeto de tese; d) ser reprovado em seminário de tese; e) ser reprovado por duas vezes em disciplinas regulares; f) não defender a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado no prazo concedido; g) ter a dissertação de mestrado ou tese de doutorado reprovada.
Bolsas
Todos os anos, o IESP-UERJ envida esforços junto às agências de financiamento (sobretudo CAPES, CNPq e FAPERJ) para garantir bolsas a todos seus alunos e alunas, o que nem sempre é possível. Em contrapartida, os alunos e alunas bolsistas devem se dedicar às atividades de pesquisa e aos cursos ofertados, e não podem reprovar em nenhuma disciplina ou obter média semestral menor do que 7,0 (sete) sob a pena de perderem suas bolsas.
Cabe aos respectivos coordenadores dos programas de pós-graduação arbitrar qualquer dúvida ou aplicação das regras acima citadas. Para mais detalhes, acesse os nossas normas e regimentos ao lado.
Regulamentos
Ciência Política
Baixar o regulamento de Ciência Política(.pdf)
Sociologia
Baixar o regulamento de Sociologia(.pdf)
Normas
Solicitação de diploma
Baixar as normas para solicitação de diploma(.pdf)
Plágio acadêmico
Baixar as normas sobre plágio acadêmico(.pdf)
Formulários
Dados cadastrais
Baixar o formulários de Dados cadastrais(.pdf)
Termo de autorização publicação de tese e dissertação
Baixar o termo de autorização publicação de tese e dissertação(.pdf)
Termo de encaminhamento de tese e dissertação
Baixar o termo de encaminhamento de tese e dissertação(.pdf)
Requerimento de diploma
Baixar o requerimento de diploma(.pdf)
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para protocolos de pesquisa
Acesse a página da PR2 para baixar os modelos de TCLE aprovados pela Comissão de Ética em Pesquisa (Coep) da UERJ.