Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política pelo IESP-UERJ, Pedro dos Santos de Borba atuou como professor em diferentes instituições universitárias (UFRJ, UEL e Unilasalle) e trabalhou em projetos de consultoria e pesquisa para organizações como a Faculdade Latinoamericana De Ciencias Sociais (FLACSO-Brasil), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), a Fundação Hans Böckler (HBS – Alemanha) e o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Trabalha com temas de sociologia política e histórica, como formação estatal, movimentos sociais, cidadania e violência política, com uma perspectiva histórica e latino-americana.

Principais artigos

BENZAQUEN, Guilherme; BORBA, Pedro. Framing Human Insecurity between Dispossession and Difference. In: Roxana Pessoa Cavalcanti, Zoha Waseem and Peter Squires. (Org.). Southern and Postcolonial Perspectives on Policing, Security and Social Order. Bristol: Bristol University Press (2022).

BORBA, Pedro; BENZAQUEN, Guilherme. Teoria Crítica nas margens: um diálogo entre marxismo e pós-colonialismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 35, p. 1-17 (2020)

BORBA, Pedro. Para uma teoria crítica do eurocentrismo: história, colonialismo e o resto do mundo. Revista Estudos de Política, v. 11, p. 51-70 (2020)

BORBA, Pedro. Primaveras, tribunais e dólares: uma análise panorâmica das crises políticas na América Latina (1990-2020). Revista de Pesquisas sobre as Américas, v. 14, p. 122-156 (2020)

BORBA, Pedro. European Models, Latin American Cases: Eurocentrism and the Contentious Politics of State Formation. In: CAIRO, Heriberto; BRINGEL; Breno. (Org.). Critical Geopolitics and Regional (Re)Configurations: Interregionalism and Transnationalism Between Latin America and Europe. Londres: Routledge, 2019, v. 1, p. 79-96 (2019)