Novos Professores Adjuntos do IESP-UERJ

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) orgulhosamente apresenta à comunidade acadêmica os mais novos membros de seu corpo docente, os professores Bruno Marques Schaefer e Fernando Meireles. Os dois cientistas políticos passam ocupar o cargo de Professores Adjuntos do Departamento de Estudos Políticos, na área de Instituições e Comportamento Político após a sua aprovação no Concurso Público de Provas e Títulos realizado pelo Instituto em 2022, integrando o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

Bruno Marques Schaefer é doutor e mestre em Ciência Política pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IFCH-UFRGS). Pesquisador associado ao Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) e ao Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública (DOXA), publicou artigo Eleições 2022 nos estados brasileiros: desafios aos novos governadores no periódico Cadernos Adenaurer, v. 4 (2022). Atualmente, realiza pesquisas nas áreas de instituições políticas, eleições e comportamento eleitoral e políticas públicas.

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCP-FAFICH-UFMG), Fernando Meireles é pesquisador do Centro de Estudos Legislativos (CEL-DCP/UFMG) e do Núcleo de Instituições Políticas e Eleições (NIPE/Cebrap). Assina o artigo Política Distributiva em Coalizão, publicado na Revista DADOS, v.67, n.1. Trabalha nas áreas de Política Comparada, Instituições Políticas, Estudos Legislativos e métodos quantitativos aplicados às Ciências Sociais, com ênfase em aprendizado de máquina e inferência causal.

Confira os perfis acadêmicos dos pesquisadores vinculados ao IESP-UERJ