Seminário NIED-Ceres: Simon Schwarztman (IEPE/CdG)

25/05/2023 — 17:00 - 19:00

O Centro para o Estudo da Riqueza e Estratificação Social (Ceres) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade (NIED-UFRJ) recebem o cientista político e sociólogo Simon Schwarztman (IEPE/CdG) para apresentar o painel Educação superior no Brasil e desigualdade, em mais uma edição da série Seminários NIED-CERES. No evento, o pesquisador explorará os efeitos da graduação e pós-graduação no Brasil, em especial seus impactos na redução ou ampliação da desigualdade.

Doutor em Ciências Políticas pela Universidade da Califórnia, Berkeley, Schwarztman é pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças. Presidiu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e lecionou em instituições como a Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Getulio Vargas (FGV). Em 1985, foi o relator da comissão presidencial criada para reorganizar o sistema de educação superior do país e em 1993-94 liderou grupo de trabalho comissionado pelo Ministério Brasileiro de Ciência e Tecnologia e pelo Banco Mundial para preparar uma proposta política para o setor de ciência e tecnologia do Brasil.

Para participar pelo Zoom, basta se inscrever com antecedência através deste link. Os Seminários anteriores podem ser assistidos no canal do ciclo no YouTube.

25/05/2023
Evento Tags: