Carregando Eventos

« Todos Eventos

Reconfiguração da Modernidade Brasileira: Tendências e Desafios

24 maio — 09:00 - 18:30

O Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) convida para o seminário Reconfiguração da Modernidade Brasileira: Tendências e Desafios, realizado presencialmente na Sala Olavo Brasil.

 

 

No final do século XX, a maioria dos cientistas sociais e analistas políticos acreditavam que os conflitos políticos no mundo pós-colonial e pós-socialista girariam em torno de agendas social-democratas e neoliberais, ou seja, mais ou menos redistribuição, mais ou menos intervenção estatal na economia, etc. No entanto, as primeiras décadas do século XXI revelaram novas linhas de conflito, desafiando os prognósticos existentes para a modernidade política avançada.

 

Por um lado, o avanço do capitalismo financeiro e a transformação das formas de produção excedentária (uberização, desregulamentação das relações laborais, estratégias de terceirização,etc.) enfraqueceram o poder redistributivo e de intervenção dos estados nacionais num momento em que múltiplas crises (como como a crise sanitária durante os anos da pandemia, a emergência climática, etc.) requerem mais capacidade de direção e  intervenção do estado, que tem vindo a se desenvolver rapidamente no que diz respeito à economia, mas não quanto às políticas sociais, que permanecem centradas no “investimento social” e na pobreza. Por outro lado, os conflitos étnico-culturais e religiosos instrumentalizados por forças de extrema-direita e por espaços públicos políticos cada vez mais segmentados, parecem minar as bases sociais e políticas da coexistência democrática em sociedades cada vez mais diversas e desiguais, com as forças políticas à esquerda demonstrando enorme dificuldade de responder a essa situação. Ao mesmo tempo, desenvolvem-se novos mercados de trabalho, formas de sociabilidade e individualização, com papel destacado para as redes sociais. A guerra também regressou espetacularmente no quadro de relações geopolíticas alteradas.

 

O seminário procura discutir esta nova configuração, a fim de fornecer um diagnóstico amplo dos desafios colocados à modernidade contemporaneamente. Em particular, se este é um fenômeno global, cumpre aqui indagar como se desenha de forma específica no brasil.

Programação:

9h às 9h30 – Abertura

 

9h30 às 12h – Trabalho, tecnologia e desenvolvimento:

 

14h às 16h30 – Estado, sociedade e democracia:

 

17h às 18h30 – Economia e mudanças climáticas:

 

Organização: Bruna Mariz Bataglia Ferreira, Cristina Marins, Daniel Capecchi Nunes e Victor Piaia
Coordenação: Prof. José Maurício Domingues

Detalhes

Data:
24 maio
Hora:
09:00 - 18:30
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , , ,

Local

IESP-UERJ
Rua da Matriz, 82 - Botafogo
Rio de Janeiro, RJ Brasil
+ Google Map