Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

LEGAL convida: Lançamento de “Viver para a terra: o caso de Rondônia”

06/12/2024 — 11:00 - 13:00

O Laboratório de Estudos Geopolíticos da Amazônia Legal (LEGAL) convida para o lançamento de Viver para a terra: o caso de Rondônia, documentário produzido pela equipe do laboratório como parte do projeto Governança policêntrica, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável na pan-amazônia.

Oferecido de forma híbrida, presencial e online, o evento é promovido pelo Centro de Estudos da Latino-Americanos da Universidade de Pittsburgh (CLAS). Após a exibição do curta-metragem, será apresentada uma mesa de comentários críticos composta por José Antonio Cheibub (DPS-Pittsburgh) e por João Paulo Vianna (DACS-UNIR), coordenador da seção Rondônia do LEGAL. A moderação do debate ficará a cargo da pesquisadora do Laboratório Roberta de Carvalho (DUS-Pittsburgh).

Para participar, inscreva-se neste link!

Sinopse do filme:

Área de fronteira, formada sob forte influência autoritária e notória herança militarista, terra do agronegócio, importante produtor de commodities, Rondônia também possui um dos maiores rebanhos bovinos entre os estados brasileiros e, desde a década de 1980, proporcionalmente, um dos mais numerosos eleitorados evangélicos do País. A partir de 2019, foi amplamente incentivada pelo governo Bolsonaro a invasão de áreas de preservação ambiental por grileiros, criadores de gados, garimpeiros, mas também por pessoas simples, os “sem-terra de direita”, que estavam em busca de um pedaço de terra para morar e produzir. Buscando compreender de forma analítica a realidade do espaço de estudo do LEGAL, o curta-metragem documental investiga como a colonização agrária, o avanço do agronegócio e a radicalização política transformaram o estado em um reduto da extrema direita.

 

Coordenado pelo Prof. Fabiano Santos, o LEGAL funciona como uma rede interinstitucional integrada por pesquisadores e pesquisadoras de Instituições de Ensino Superior dos estados pertencentes à Amazônia Legal brasileira, sob a coordenação geral do IESP-UERJ, com o objetivo produzir e transferir conhecimento sobre processos eleitorais, políticos e de elaboração de políticas públicas com base nas instituições democráticas.