- Este evento já passou.
“Combatendo o Genocídio Reprodutivo em Gaza”, por Sarah Ihmoud
16/12/2024 — 16:00 - 18:00
A rede The Feminist Cities CoLab convida para a apresentação da palestra Combatendo o Genocídio Reprodutivo em Gaza: Testemunhos de Mulheres Palestinas, ministrada pela Prof. Sarah Ihmoud (College of The Holy Cross) na Sala Olavo Brasil.
Sobre a palestra:
Esta palestra explora as formas como as mulheres palestinas experienciam e narram o genocídio em curso em Gaza. A partir dos testemunhos de mulheres, Sarah Ihmoud teoriza essa matriz de violência colonial de gênero como Ibaada — palavra árabe que significa aniquilação, referindo-se à aniquilação do coletivo palestino. Ibaada nomeia o extermínio do povo palestino como o imperativo central do colonialismo sionista, em Gaza e além, ao mesmo tempo em que o entende como uma infraestrutura dinâmica e multifacetada de múltiplas e interseccionadas formas de violência de gênero. As histórias das mulheres palestinas destacam a inflição calculada de múltiplas e interseccionadas formas de terror físico e psicológico, dor, sofrimento e complexas formas de perda sobre o corpo e o coletivo palestino de gênero, entrelaçadas com desumanização, desapropriação territorial e adestruição das formas indígenas de ser no mundo.
Ela argumenta que o projeto genocida de Israel, agora hipervisível na intensificação da guerra contra a Faixa de Gaza ocupada e sitiada, mas também se desenrolando ao longo dos últimos 76 anos em todo o território palestino ocupado, deve ser compreendido centralmente como uma tentativa de impedir a reprodução das gerações presentes e futuras de vidas palestinas. Em meio a este pano defundo de luto e perda, as histórias das mulheres palestinas narram um vocabulário coletivamente forjado de sobrevivência que contesta o genocídio reprodutivo e desafia as estruturas e discursos coloniais, incluindo os feminismos ocidentais hegemônicos, que tornam invisíveis as experiências coletivas das mulheres palestinas.
Sobre a palestrante convidada:
Doutora pelo Departamento de Antropologia da College of Liberal Arts na University of Texas at Austin (EUA), Sarah Ihmoud é antropóloga socio-cultural e professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da College of The Holy Cross (EUA). É autora dos artigos Palestinian feminism: Analytics, Praxes and Decolonial Futures (Feminist Anthropology Vol. 3, n. 2; 2022) e Decolonizing “Peace’: Notes Towards a Palestinian Feminist Critique (Peace Policy, Solutions to Violent Conflict n. 51, 2022) e coautora de A Poetics of Living Rebellion: Sociocultural Anthropology in 2021 (American Anthropologist Vol 124, n. 4; 2022), entre outras publicações. Sua pesquisa se dedica aos campos da intersecção entre o feminismo transnacional, teoria de mulheres de cor, feminismos indígena e decolonial, teoria crítica racial, carceralidade e estudos do Oriente Médio e de Árabes Americanos.