

Ciclo de Palestras 2025.2: Roberta Nicolete (ICS-UERJ)
11 agosto — 14:00
O Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2025.2 recebe a Prof. Roberta Nicolete (ICS-UERJ) para ministrar a conferência Os limites da linguagem da natureza e dos direitos na Revolução Francesa: o caso das queixas das mulheres do Terceiro Estado e dos panfletos políticos de Olympe de Gouges, na Sala Olavo Brasil.
Assista também ao vivo em nosso canal no YouTube!
Doutora em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), em co-tutela com a École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS – França), Roberta Kelly Soromenho Nicolete é Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ICS-UERJ), integrando o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Atua como pesquisadora do Centro de Estudos sobre a Política – Pesquisa e Análise (Cespra- EHESS), do Laboratório de Estudos Republicanos (LER-UFF) e do Nucleo de Estudos em Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (NUDERG-UERJ). É autora do livro Quando a política caminha na escuridão – Interesse e virtude n’A Democracia na América de Tocqueville (Alameda, 2018) e coautora dos artigos On Decision Making and Arbitrariness in Politics (Brazilian Political Science Review, v.19; 2025) e Robespierre, uma biografia da Revolução Francesa (Topoi: Revista de História, v. 21; 2020). Tem experiência na área de Teoria Política Moderna, pesquisando a obra de Alexis de Tocqueville, as diferentes linguagens políticas que ampararam a autoridade política no século XVIII, o republicanismo em diferentes matrizes do pensamento político e a participação política das mulheres na Revolução Francesa.
O Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2025.2 conta com a coordenação dos professores Adalberto Moreira Cardoso e João Feres Júnior. Todas as conferências são abertas ao público interessado em geral, sem a necessidade de inscrição prévia e, portanto, sem a emissão de certificados de participação.