Comunicação, gênero e desenvolvimento na era digital

Prof. Carolina Matos (City, University of London)
Local:
IESP-UERJ. Rua da Matriz, 82, Botafogo – Rio de Janeiro.
Datas: De 23 de maio a 10 de junho de 2022, às segundas e às sextas-feiras, entre 9h e 12h.
Público Alvo: Estudantes de Pós-Graduação e interessados em geral
Inscrições abertas entre 4 e 18 de maio de 2022
Mais informações:
spg@iesp.uerj.br

Resumo: O curso possui como meta explorar os principais debates teóricos e estudos empíricos a respeito do papel que a comunicação pode ter nos programas para o desenvolvimento, seja nos países do chamado “Terceiro Mundo” como também no Norte Global. Situando a questão do desenvolvimento em termos políticos e econȏmicos, o conteúdo irá explorar, principalmente, as teorias da disciplina da área de desenvolvimento e comunicação (o chamado development communications), focando assim na questão do papel da cultura e dos meios de comunicação no processo de democratização e desenvolvimento em vȧrios países em diferentes áreas, como genêro, saúde e educação.
Ementa completa

As aulas semanais irão incluir seminários de discussões dos textos de leitura obrigatória, além de estudos de caso, havendo ainda a preparaҁão para as apresentações finais em grupo dos alunos, no último dia do curso. As apresentações serão em cima de um tema do curso, ou podem ainda ser uma análise de um programa na área do desenvolvimento, com a intenção de avaliar, por exemplo, como a comunicação foi usada neste programa para a mudança social. O aluno que participará de todas as aulas, incluindo a apresentação final, receberá um certificado de participação emitido pela City, University of London, em parceria com o IESP UERJ.

Sobre a docente: Dra. Carolina Oliveira Matos é professora sȇnior em Mídia e Sociologia no Departamento de Sociologia da City University, Universidade de Londres, com mais de trinta anos de profissão na academia e no jornalismo. Matos é autora de vários livros e artigos na área de jornalismo, política, gȇnero e desenvolvimento, incluindo Mídia e política na Amȇrica Latina (Editora Civilização Brasileira, 2013) e ganhadora do Prȇmio Jabuti na categoria comunicaҁão em 2014, e também de Jornalismo e política democrática no Brasil (Publifolha).