Boas-vindas aos novos Professores Permanentes do PPGS do IESP-UERJ

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos gostaria de desejar as boas-vindas a seus três novos Professores Permanentes, Guilherme Leite Gonçalves, Marcella Araujo e Pedro H. G. Ferreira de Souza. Os sociólogos passam a integrar o quadro docente do PPGS, reforçando a tradição consolidada ao longo de 50 anos de liderança nacional em pesquisa e em ensino de ciências sociais.

Doutor em Sociologia do Direito pela  Università del Salento, Guilherme Leite Gonçalves leciona também como Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD-UERJ). É pesquisador associado ao Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) e coautor, em parceria com Sergio Costa (FU-Berlin), do livro Um porto no capitalismo global. Desvendando a acumulação entrelaçada no Rio de Janeiro. (Boitempo, 2020). Atua na área de teoria social, principalmente em sociologia crítica, teorias do capitalismo e controle social.

Doutora em Sociologia pelo Instituto, Marcella Carvalho de Araujo Silva é também professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DS/IFCS-UFRJ). Com as professoras Mariana Cavalcanti e Eugênia Motta, organizou o livro O mundo popular: trabalho e condições de vida (Papéis Selvagens, 2018), coletânea de textos de sociologia econômica e do trabalho do ex-professor do IESP-UERJ Luiz Antonio Machado da Silva, além de ser pesquisadora associada ao Grupo CASA. Dedica-se à Sociologia Urbana, com ênfase em estudos sobre casa, obras, processos de urbanização, informalidade e infraestruturas urbanas.

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (PPGSol-UnB), Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, atua também como pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na diretoria de políticas e estudos sociais. Pesquisador associado ao Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES), é autor de Uma História de Desigualdade: A Concentração de Renda entre os Ricos no Brasil (1926–2013) (Anpocs/Hucitec, 2018). Suas temáticas de atuação são desigualdade de renda, pobreza, mobilidade social e políticas sociais.

Confira os perfis dos pesquisadores vinculados ao IESP-UERJ